Trabalhos apresentados

XVI Congresso Internacional de Humanidades

Caderno de resumos

 

Comunicação


 

Identidade nacional na narrativa jornalística: um novo Brasil?
Célia Maria ladeira Mota
Paulo Henrique Soares de Almeida

A narrativa do romance policial no jornalismo investigativo
Eduardo Luiz Correia

Comunicação não-verbal e Libras
Frankson de Farias
Helene Schroder Sanderson
Vanessa Porto

Propaganda: a análise de um conceito
Gustavo Feital Monteiro

Botsuana: Educomunicação para a mudança de comportamento em HIV/Aids- o compartilhar da experiência brasileira
Hercules Barros
Maria Rehder

A guerra in loco: o caráter testemunhal da narrativa jornalística na guerra dos canudos
Maria Jandyra Cavalcanti Cunha
Vítor de Abreu Corrêa

Compartilhar informação: a troca de experiência  em Educomunicação e Direito Humano à comunicação entre Brasil e Quênia
Maria Rehder
Hercules Barros

 

Educação


 

A prática discursiva do vestibular: da produção de textos à emancipação identitária
Marcos Vinícius Ferreira Passos
Juliana Dias de Freitas

Capacitação de graduandos para atuar como tutores das disciplinas do Curso de Letras
Michelle de Oliveira Machado Vilarinho
Ormezinda Maria Ribeiro

Reflexões sobre práticas de letramento(s) e processos de ensino-aprendizagem  no curso da distorção idade-série-CDIS
Ana Paula Carvalho
Vanda Barbosa
Vângela Vasconcelos

Tecnologias de Informação e Comunicação em aulas de Língua Portuguesa em Escola de Ensino Médio
Marta Maria de Faria Silva Wanderley
Divina Maria Silva Faria

Educação enquanto praxis: na contramão do capita
Paula Fernandes Menezes de Menezes

A AFETIVIDADE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: um exercício de moral autônoma
Hilda Orquídea Hartmann Lontra

 

Linguística


 

Ensino de gramática em perspectiva gerativista: o complemento nominal e o adjunto adnominal
Arion de Sousa Cruz

O gênero memorial de leitura e o professor em processo de mudança
Carla Braga
Juliana Dias

Do texto multimodal ao texto argumentativo: uma pesquisa comparativa
Elizabete Luciana Morais Ferreira
Rosana Muniz  Soares
Juliana de Freitas Dias

Práticas de Produção Textual na Universidade: o processo de ensino-aprendizagem a partir da reescrita de textos
Juliana Dias

A lexis aristotélica em Contra a Madrasta de Antifonte e os problemas de tradução
Livia Medeiros de Albuquerque
Orientadora: Sandra Lúcia R. da Rocha

O papel da mídia na construção social do escândalo político
Luiza Hiroko Yamada Kuwae

A reescrita de textos como prática de produção textual universitária: a experiência de LPT na UnB
Mayara Silva Andrade

Escolhas lexicais do ponto de vista interpessoal nas declarações de um professor-jurista
Maria Felícia Romeiro Mota Silva

O poder da comunicação por meio do aprendizado de PSL pelos índios Mundurukú (PA)
Cássia Alessandra Braga dos Santos
Natália Gouveia Moura

A teoria da polidez e o ensino contextualizado de Língua Espanhola
Paula Sarri de Araújo Farias
Orientadora: Sabrina L. S. Cerqueira

Leitura crítica, escrita reflexiva
Tatiana Rosa Nogueira Dias

Um olhar imagético sobre a pintura rupestre em dois sítios no oeste baiano
Vera Regiani Brescovici Nunes

 

Literatura


 

O lugar das personagens femininas em Contos de Final de Juego, de Júlio Cortázar
Maria Mirtes Caser
Ana Catarina de Pinho Simas Oliveira

O anti-kitsch como manifesto de transgressão: uma visão epistemológica de Mattoso e Tzara
Ana Paula Aparecida Caixeta

Língua, poder e diversidade cultural na obra literária Vidas Secas de Graciliano Ramos
André Luiz Sales de Souza
João Pedro Matos da Silva

De poemas e (contra) poemas faz-se Wlademir Dias Pino
Andreza Moraes Branco Leria
Mário Cézar Silva Leite

Oralidade em Andócides: um estudo sobre presente narrativo
Camila de Freitas Alves
Sandra Lúcia R. da Rocha

Memória como identidade: ciranda de nós como Bildugnsroman
Cintia Schwantes

Presença do sagrado na literatura argelina e marroquina: o caso de Tahar Djaout e Thar Ben Jelloun
Cláudia Falluh Balduíno Ferreira

Ficção literária e história atlântica: a gloriosa família, de Pepetela 
Edvaldo A. Bergamo

Gravames dos ciúmes - representações gráficas da memória e solidão de Bentinho no século XXI 
Eliane Dourado

História e Literatura: um percurso metodológico no estudo da cidade
Eloísa Pereira Barroso

Cervantes em Darcy Ribeiro: do diálogo entre literatura e história através da autobiografia
Erivelto da Rocha Carvalho

A Trama pelos fios da palavra e da Literatura Contemporânea
Geralda Maria Pereira Ramos

O fascínio como gênese do líder: esboço para uma visão epistemológica D’O Cavaleiro da Esperança, de Jorge Amado
Herisson Cardoso Fernandes

A estética e a epistemologia do romance: uma proposta de leitura constituída de sensibilidade e entendimento
Itamar Rodrigues Paulino

“Percursos de discursos”: a representação do negro em Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo
Maria Aparecida Cruz Oliveira

Ressentimento e melancolia na poética drumondiana de Claro Enigma
Mônica Jácome de Lucena

Parangolés de Pós- Modernidade: corpos envolvidos, corpos envolventes
Paula F. Silva

A construção da identidade feminina em  As meninas  de Lygia Fagundes Telles
Pollyana dos Santos Silva Costa

Memória e representação na poesia de Bernardo Élis
Rogério Max Canedo

Interseções entre literatura e história na ficção kunderiana
Rosimara Richard

Representações sociais da literatura: um estudo com professores alfabetizadores no Distrito Federal
Sena Siqueira

Caminhos para uma análise de Chico Science & Nação Zumbi
Paulo Henrique Vieira de Souza

Relatos do poder e poder dos relatos em Armada América, de Fernando Monteiro
Thiago José Costa Pininga

Estudo da (re)construção da identidade por meio da língua em Milan Kundera
Verônica Maria Biano Barbosa

O tigre e seu simbolismo no conto “ A escritura do deus”, de Jorge Luis Borges
Verônica Pereira de Mendonça